quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AGOSTO - Documentários

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Janela da Alma - 10/8


João Jardim e Walter Carvalho mostram em Janela da Alma que brasileiros podem também fazer ótimas obras sobre temas universais. Costuram conceitos, perspectivas e aspectos sob várias óticas sobre a visão. Intelectuais, artistas pessoas comuns, europeus e brasileiros falam o que sentem, pensam e, principalmente vêem. Uma interdisciplinaridade perpassa o documentário, recorrendo a conceitos biológicos, filosóficos, literários na tentativa de esmiuçar a visão.

Ano: 2001

Duração: 73 min

Direção: João Jardim


Caminho para Guantánamo – 17/8

O filme que é permeado por um hibridismo de gênero, já que caminha entre a ficção e o documentário, se passa na época do atentado de 11 de setembro. Quatro homens britânicos, tentam retornar ao Paquistão, mas são presos e torturados pelo exército americano. No ano seguinte, 2002, são enviados à prisão de Guantánamo, em Cuba.

Ano: 2006

Duração: 95 min

Direção: Michael Winterbottom


Arquitetura da Destruição – 24/8

Hitler, o grande ditador nazista alemão, possuía inúmeras estratégias de manipulação das massas. Sabia como usar a mídia a seu favor. E é justamente sobre isso que o documentário conta. Forjou argumentações para convencer uma população inteira de que a raça ariana era a melhor. Indica os maus caminhos que a persuasão pode tomar. Uma boa pedida para a reflexão de publicitários e estudantes de Publicidade e Propaganda.

Ano: 1992

Duração: 121 min

Direção: Peter Cohen


Alô, alô Terezinha – 31/8

Documentário que homenageia o grande ícone da TV brasileira: Aberlado Barbosa ou Chacrinha. Com direção de Nelson Hoineff, o filme detalha a vida e a carreira do apresentador, recuperando dados e imagens. Toda a trama se passa como se fosse um programa de televisão. Cenas clássicas de Chacrinha com seus cacoetes e bordões, apresentando grandes nomes da música á época, como Gilberto Gil, Wanderléia, Roberto Carlos e Sidney Magal.

Ano: 2009

Duração: 95 min

Direção: Nelson Hoineff

Nenhum comentário:

Postar um comentário